Bq Aquaris 5.7 | Análise / Review (apenas 259 €)

Tal como anunciamos neste artigo, o Doutor Android tem agora parceria com a marca espanhola Bq Readers.

Apesar de ainda não ser “muito conhecida”, a Bq tem demonstrado cada vez mais o seu valor, no que toca ao lançamento de smartphones, tablets, impressoras 3D, readers e robótica. Esta marca proporciona equipamentos com características topo de gama a preços verdadeiramente low-cost.
No caminho da sua inovação, foram apresentados no final do mês de Maio a nova gama de smartphones da Bq – a série Aquaris E. Clica neste artigo e descobre as novidades.

Tivemos a oportunidade de testar durante vários dias, todas as potencialidades do modelo Bq Aquaris 5.7 e hoje mostramos-te todas as suas características e uma análise a este fantástico smartphone.

bq-aquaris-5-7-06            bq-aquaris-5-7-04                          bq-aquaris-5-7-01


– Unboxing / Primeiras impressões:

unboxing1

Bq Aquaris 5.7 vem devidamente embalado numa caixa branca, cujo conteúdo é o seguinte:

– Smartphone Bq Aquaris 5.7;
– Auriculares/phones com microfone incorporado;
– Carregador de corrente;
– Cabo USB;
– Manual de Utilização/Documentação.

A partir do momento em que se pega no equipamento a primeira sensação é evidente: é um smartphone grande – afinal tem 5.7 polegadas.

No entanto, cedo nos apercebemos que apesar do seu tamanho “anormal”, as vantagens são mais que compensatórias. Com uma resolução de 1080 x 1920, a qualidade de imagem é incrível. A par disso, os seus 2 GB de memória RAM e o seu processador Quad-Core de 1.5 GHz tornam este gadget uma verdadeira máquina – velocidade de manuseamento incrível, sem qualquer tipo de encravamento.


– Manuseamento do Equipamento:

SAMSUNG CSC

Apesar de inicialmente o acharmos “demasiado” grande, cedo nos habituamos à sua estrutura. Manusear o Aquaris 5.7 torna-se cada vez mais fácil, à medida que o vamos testando.
Tê-lo na mão é verdadeiramente confortável, após algum tempo de uso. O seu ecrã Full HD e com cinco pontos de detecção simultânea, permite uma rápida e eficaz resposta de toque, quando seleccionamos alguma coisa.

 

SAMSUNG CSC

Preto à frente e branco atrás, este equipamento têm apenas 3 botões: dois para aumentar e diminuir o volume e um para bloquear o ecrã e ligar/desligar o smartphone.
Tal como podes ver na imagem, a coluna de som está localizada na parte traseira, no mesmo local que a câmara de 13 Mp e o respectivo flash.

SAMSUNG CSC SAMSUNG CSC

SAMSUNG CSC

O seu ecrã é ligeiramente curvo nas pontas, o que dá uma noção de profundidade de cor e um maior conforto no seu manuseamento do dia-a-dia.


– Câmara Fotográfica:

A par das fantásticas características já mencionadas, este smartphone vem equipado com uma câmara frontal de 5 Mp e uma câmara traseira de 13 Mp, com autofocus e que suporta fotos HDR.

SAMSUNG CSC

Seja parar fazer video-chamadas e tirar umas selfies ou para capturar fotos de paisagens e afins, não há razão de queixa – a qualidade imagem é muito boa e a câmara vem com todas as funções que te permitam tirar verdadeiro partido da excelente câmara do Bq Aquaris 5.7.

Nova Imagem

Tal como podemos ver na imagem, com a utilização vão surgindo as vulgares marcas de dedos no equipamento. Algo que facilmente se consegue limpar 🙂 Nada fora do normal actualmente.

c2

c23 c22


– Som:

O Bq Aquaris 5.7 dispõe de Dolby Integrado, uma tecnologia que melhora a qualidade do som, tornando-o envolvente.
É possível escolher perfis de áudio que sejam adaptados às actividade que tivermos a realizar (ouvir música, visualização de filmes, por exemplo).
A tecnologia Dolby permite ainda que as frequências de som baixas sejam ouvidas mais nitidamente, não existindo qualquer distorção. Basicamente temos um som impecável e “limpo” neste equipamento. 

SAMSUNG CSC

SAMSUNG CSC                        SAMSUNG CSC

A qualidade de som da coluna do equipamento é boa e a amplitude de volume também.
No então a posição não é a ideal, pois quando se pousa o equipamento virado para cima, o som fica quase inaudível – Tal como vimos em cima, a coluna está localizada na parte de trás superior do telefone. 


– Bateria:

Com uma bateria de 4000 mAh, Aquaris 5.7 consegue estar com facilidade, mais de dois dias sem carregar.
Enquanto o testamos, tivemos sempre o Wi-Fi e sincronização automática ligados, a par da ligação 3G e antena GPS várias vezes em funcionamento. Com uma utilização frequente – jogos, navegação na internet, visualização de vídeos, realização de chamada e envio de mensagens, a bateria durou facilmente dois dias. Algo muito bom, para um telemóvel que tem um ecrã tão grande.

b1

 

Tudo isto deve-se ao tamanho da bateria – cerca de 80 % do tamanho do telemóvel.
Sendo os 4000 mAh uma capacidade de bateria mais frequente em tablets que em smartphones, é um mais um ponto a favor deste fantástico equipamento.

bat1              b3

Segundo informações disponibilizadas no site da Bq Readers, eis algumas características no que toca à duração da bateria:

 

durbat


– Ecrã:

Com este erã de 5.7 polegas, Full HD, é certa uma excelente experiência em visualização. Com um incrível detalhe de cores, o brilho deste smartphone é mais que suficiente par permitir uma visualização em qualquer lugar, mesmo que sob luz directa do sol.

ecra1

Com um formato panorâmico de 16:9, a reprodução de vídeos ocupa totalmente o ecrã. Algo mesmo muito bom, pois normalmente visualizamos aquelas faixas pretas que na maior parte das vezes, dificulta a visualização.
Ainda de referir que o conteúdo do equipamento é perfeitamente visível em qualquer perspectiva – frontal, inclinada e horizontal.

ecra4

ecra3  ecra2

Outro aspecto importante é o facto do ecrã estar protegido com a tecnologia Corning Gorilla Glass 2 – esta ajuda a proteger o ecrã dos riscos do uso normal e pode fazer a diferença, caso deixemos cair o equipamento ao chão.

ecra6

Essencialmente, irás ver tudo com alta-definição e imensa qualidade, com este gadget. E mesmo se estiveres ao ar-livre, com o sol a bater no dispositivo, consegues ver tudo.


– Processador | Memória RAM | Memória Interna:

p1

O desempenho do Aquaris 5.7 é de facto muito bom: dotado de um processador Quad-Core Cortex A7 de 1.5 Ghz, com um GPU PowerVR Series5 SGX de 357 Mhz temos tudo o necessário para trabalhar com o equipamento sem qualquer encravamento ou lentidão.

Sendo o GPU responsável pela capacidade gráfica, reparamos nos nossos testes que este não está ao nível do restante hardware do smartphone – nota-se com evidência que não é capaz de correr os jogos mais exigentes disponíveis na Google Play Store.
No entanto, a maior parte dos jogos são suportados a 100%.

d1

A par disso, a sua memória RAM de 2 GB permite ter várias aplicações abertas ao mesmo tempo sem afectar o rendimento do equipamento – a tão conhecida função de multi-tarefas.

Por mim, temos uma memória interna de 16 GB – espaço mais que suficiente para instalarmos aplicações e guardarmos os nossos ficheiros (fotos, vídeos, documentos, etc.)

Com estas características poderosas, seria de esperar que a bateria tem mesmo que ser de alta capacidade, senão rapidamente se esgotava, não? Mentira – a construção do equipamento foi toda pensada de forma a que isso não acontecesse.


– Conectividade:

Micro USB-OTG.

Graças à porta USB-OTG é possível ligar ao dispositivo um rato e um teclado, ou até mesmo uma pen drive USB.
Algo que já falamos neste e neste artigo.

rato
Bluetooth.

 

Algo usual em smarpthones, também o Bq Aquaris 5.7 traz incorporada a tecnologia Bluetooth.
Podemos assim partilhar ficheiros com as pessoas que nos rodeiam, sem qualquer dificuldade.

 

MHL.

Com a tecnologia MHL é possível ligarmos o equipamento a uma televisão, permitindo assim a reprodução de vídeos e filmes até 720p, com toda a facilidade.

12385_5

GPS.

Equipado com uma antena GPS, uma bússola digital e um giroscópio este equipamento permite uma navegação perfeita quando andamos de carro.
Com os nossos testes, utilizamos a aplicação NDrive e nem dois minutos tivemos que esperar para que o smartphone detectasse a nossa localização. Efectuamos um trajecto de cerca de 30 Kms, não obtendo qualquer erro/falha – algo difícil de acontecer em equipamentos com um preço destes.

gps

Dual-Sim & Desbloqueado.

cartões sim

Desbloqueado a qualquer rede de telecomunicações, é possível ter dois cartões SIM no equipamento.
Além desta vantagem, nunca haverá problema caso apenas utilizemos um cartão SIM e um dia quisermos mudar de operadora.
Sendo um equipamento lançado já há algum tempo, apenas permite ligações de dados móveis 3G+.


– Funcionalidades:

Cancelamento do Ruído Ambiente.

Este smartphone dispõe de um sistema que nos permite ouvir nitidamente e sem interrupções o som de quando realizamos chamadas.
Este detecta e separa os sons do ambiente que nos envolve da nossa voz, enquanto falamos ao telefone.

ruido

 


Led de notificações:

Com um led de notificações incorporado, podemos saber se recebemos uma mensagem, chamada ou até um e-mail, mesmo que o smartphone esteja em silêncio e sem a necessidade de o desbloquearmos para sabermos se recebemos alguma coisa.

led

Equipado com a Versão 4.2 Android – Jelly Bean:

Apesar de não ter de origem a última versão de Android, a Bq Readers já confirmou que brevemente estará disponível para este dispositivo o Android KitKat 4.4.

Google-Android-Jelly_Bean-5.0-Phone-2


– Especificações Técnicas:

Eis em detalhe, todas as especificações técnicas deste fantástico equipamento.

specsresumo

 

Medidas e Peso Dimensões: 165 x 81.6 x 10 mm;
Peso: 191 gramas;
Ecrã 5.7 “ (polegadas);
Tecnologia: ecrã IPS Full HD multitáctil;
5 Pontos de detecção simultâneos;
Resolução: 1080 x 1920. 386 PPP (HDPI);
Ângulo de visão: 178 graus
Memória Interna 16 GB
Processador CPU: Quad-Core Cortex A7 1.5 GHz;
GPU: PowerVR Series5 SGX 357 Mhz;
Memória RAM 2 GB
Bateria Li-ion 4000 mAh
Interface Android 4.2 Jelly Bean
Conectividade Wi-fi 802.11 b/g/n;
Bluetooth;

GPS;
3G+: HSDPA 42 Mb por segundo
HSUPA 7.2 Mb por segundo

Conexões Dual-SIM;
Micro-USB OTG;
Entrada para auscultadores;
Entrada para MicroSD;
Tecnologia MHL.
Câmara Fotográfica Frontal: 5 Mp;
Traseira: 13 Mp.
Outras Funções Cancelamento de ruído ambiente;
Sensor de Brilho;
Sensor de Proximidade;
eCompass;
Led de notificações;
Tecnologia de Som Dolby.
Rádio FM

 

 

Clica aqui para descarregares a ficha técnica para o teu dispositivo.


– Preço e Locais de Venda:

Com uma excelente relação preço-qualidade, o Bq Aquaris 5.7 tem um fantástico preço de 259 €!
Caso o pretendas adquirir, algo que aconselhamos vivamente, está disponível nas seguintes lojas:

                                 Staples-inc-Logo                logo fnac                             Bq_readers

 


– Conclusão

Pontos Negativos: 
Após podermos testar e utilizar o equipamento, algo que agradecemos gentilmente à Bq Readers, de destacar a capacidade baixa do GPU que não permite correr os jogos mais exigentes.
Algo que vai contra o tamanho do ecrã e restante hardware do equipamento – com um equipamento destes, é verdadeiramente apetecível ter jogos de alta capacidade gráfica.

De referir ainda, que a estrutura da capa traseira não é a ideal para um smartphone deste tamanho – senão tivermos o devido cuidado, este escorrega muito facilmente.
No entanto é algo perfeitamente contornável com a aquisição de uma capa que ofereça mais segurança.

Pontos Fortes:
Todas as restantes características são razões mais que suficientes para adquirir este equipamento – câmara fotográfica fantástica, memória interna de 16 GB, memória RAM de 2 GB e um processador quad-core de 1.5 Ghz colocam o Bq Aquaris 5.7 no topo dos melhores smartphones do mercado. Já para não falar da grande autonomia da bateria de 4000 mAh. 

Apesar do tamanho do ecrã “assustar” inicialmente, cedo se percebe que são várias as vantagens do mesmo.


Acompanha-nos nas redes sociais e nunca mais percas as últimas novidades do mundo Android:

       f1  GooglePlus logo  youtube  twitter-logo p1

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s